LÍDIO GRINGS
Apelido (se for o caso) – não tive apelido.
Casamento. Com quem, quantos filhos, netos e etc. Casado, com Maria José Lemos Grings, temos 03 filhos (Katia, Ricardo e Karin); 03 netos (Marcela, Mariana e Miguel) e 01 bisneta (Julia).
Grau de escolaridade: Segundo Grau.
Como foi a infância (descrever, onde, quando). O que lembra com saudade: Lembro do local onde morei, por 20 anos, ou seja, até o ano de 1955, no endereço da Rua Caxias, esquina com a Avenida Dr. João Dahne; lembro que estudei no Colégio Santa Rosa de Lima e Instituto Machado de Assis, lembranças do professor Fioravante Pedrazzani; das pescarias nos Rios Pessegueiro e Pessegueirinho; gostava de caçadas, lembro do companheiro de caçadas e pescarias que era o meu estimado amigo Agamenon Kruel; aos 20 anos de idade, por motivos profissionais, deixei a minha cidade natal Santa Rosa, RS, indo residir na cidade de Porto Alegre, RS; lembro ainda, com saudades, dos bailes nas sociedades Cultural e Concórdia, e, como assíduo frequentador do Cinena Odeon.
Vida esportiva (onde iniciou em que clubes atuou – o que recorda desta fase: Iniciei jogando nos campos da várzea e até hoje tenho boas lembranças do denominado Campo da Tuna, que era localizado nas proximidades do Rio Pessegueirinho; também joguei no campo do Colégio Santa Rosa de Lima (campo de terra sem gramado); posteriormente joguei no E. C. Aliança, clube filiado à Federação Gaúcha de Futebol, de 1952 até o ano de 1954, ou seja desde a sua fundação; atuava jogando na posição de lateral direito; lembro que integrei a equipe do E. C. Aliança quando o Clube Tricolor sagrou-se campeão citadino no ano de 1954, fato que desbancou a hegemonia do já então considerado o seu arqui-rival o Paladino F. C.; disputaram àquele certame futebolístico, além do E. C. Aliança, mais o Paladino F. C. e o Juventus A. C., e, os jogos eram realizados no Estádio Municipal do Pessegueiro, assim denominado porque localizado em área próxima ao rio Pessegueiro, hoje próximo a saída para a cidade de Giruá (vide fotos abaixo); atuei também no time de futebol denominado G. E. Mayer em Santa Rosa e Porto Alegre, RS; guardo boas lembranças do Sr. Bonifácio Lopes Camões que foi o principal idealizador na formalização dos atos de fundação do E. C. Aliança de Santa Rosa, RS, tendo, inclusive, o Sr. Bonifácio, exercido a sua presidência nos anos de 1952 até 1954; lembro também que o Paladino F. C. e o Juventus A. C. mantinham, em seus elencos, atletas de muito bons níveis técnicos, destacando, como seu ídolo, o meia-armador Nolly Joner e seu irmão Charles, no Juventus A.C. lembro dos irmãos Jaime (Centro-avante) e Paulo Araújo (Goleiro).
Clube(s) pelo qual torce: Grêmio de Foot Ball Porto Alegrense e Londrina F. C.
Atividade atual (ou enquanto esteve trabalhando): No ano de 1955 transferi residência para a cidade de Porto Alegre, RS, onde passei a trabalhar nas empresas do Grupo Mayer, tendo exercido a função de Auxiliar de Escritório até assumir a sua Contabilidade; exercendo ainda, no mesmo Grupo Mayer, as funções de Gerente Administrativo, passando, em razão do exercício das atividades profissionais, a residir nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e, em Arapongas, no Paraná, onde, paralelamente, colaborei com o clube de futebol profissional denominado Arapongas F. C.
Já foi treinador, dirigente ou algo similar? Exerci funções administrativas no clube de futebol profissional denominado Arapongas F. C., da cidade de Arapongas, PR.
O que faz atualmente? Aposentado, mas ainda prestando serviços (gratuitos) em atividades assistenciais - integrando o grupo denominado Vicentino, ligado a Igreja Católica de Londrina, PR; desde o ano de 1973 fixei residência na cidade de Londrina, no Estado do Paraná; anualmente visito Santa Rosa, minha cidade natal quando, na companhia de meu irmão Nildo Grings, a percorremos e orgulhosamente constatamos o seu progresso que gira com grande rapidez.
Fotos de 1954:
Colaboração de Raul Meneguini