Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

sábado, 14 de maio de 2011

FUNDAÇÃO

História do Esporte Clube Aliança
Fundado em 15 de Julho de 1952
Um dos maiores orgulhos do futebol de Santa Rosa - RS





Graças a pessoas abnegadas, conseguimos resgatar parte da história do Esporte Clube Aliança, de muitas glórias no passado. Quem nos enviou esta matéria foi o desportista João Jayme Araújo, grande dirigente e atleta e fundador do Juventus Atlético Clube, que socorrido de outros desportistas, Sr. Romalino Pinto e fotos de Raul Meneghini, aqui está o resultado. O Senhor Jayme nos tem auxiliado muito no blog. Nosso agradecimento e reconhecimento pelo trabalho. Obrigado. A história agradece.


Fundação:
Em 1952 disputavam o campeonato municipal de futebol de Santa Rosa o PALADINO F. C. e JUVENTUS A. C. Foi então que surgiu a idéia de se aumentar o número de clubes para a disputa futebolística municipal. Os alunos do Ginásio dos Irmãos Maristas(hoje Colégio Santa Rosa de Lima) faziam parte de um clube denominado CARIRIS, de outro lado, existia outro clube que era denominado GUARANI e, que também era formado por alguns alunos deste mesmo educandário. Criada a perspectiva de filiação dos clubes de futebol de Santa Rosa junto a Federação Gaúcha de Futebol, na categoria amadores; Coube ao Sr. Bonifácio Lopes Camões que era um cidadão interessado pelas atividades comunitárias e esportivas de Santa Rosa proporcionar uma reunião entre o clube CARIRIS e o clube GUARANI, tendo como local o consultório dentário de AUGUSTO KNEBEL(hoje onde localizado o consultório Bauken ) na Av. América. Dessa reunião participaram componentes dos dois clubes (CARIRIS e GUARANI); após cada grupo expor suas condições para a formação de um só clube, coube ao Sr. AUGUSTO KNEBEL lançar o nome de E.C. ALIANÇA que nada mais era do que a fusão dos dois clubes. Isto posto, já no ano seguinte (1953), com toda a documentação elaborada pelo Sr. BONIFÁCIO LOPES CAMÕES e as despesas custeadas pelo SR. AUGUSTO KNEBEL, surgia o E.C. ALIANÇA que habilitou-se a filiar-se junto a FEDERAÇÃO GAUCHA DE FUTEBOL e, disputar o seu primeiro campeonato municipal de Santa Rosa.

 Bonifácio Camões






Antiga sede do EC Aliança, localizada na esquina da Rua Fernando Ferrari com a Avendia Rio Grande do Sul.

Um comentário: