Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

domingo, 22 de maio de 2011

PATRONO

FRANCISCO JOSÉ BERTA

Por J.J. Araujo



Procedente de Cruz Alta, via Tuparendi, chegou à Santa Rosa, na década de 50. Afeiçoado ao futebol lá, pelas tantas, interessou-se pelo Aliança e resolveu fazer dele uma grande equipe. Para alcançar seu desiderato, contratou alguns jogadores da cidade e outros de fora. Do Paladino, Sábia, Décio e Nique, o trio final como se dizia e, mais tarde Walter Wienands

Do Juventus, Alceu Malmann, Decinho e Neco. Importou do Internacional de São Borja, Tano e Marçal.Beneficiou-se, para as contratações, de certa importância mensal que ia para os cofres do clube, via sede social, onde se praticava o jogo carteado.


O trabalho frutificou e culminou com o título de campeão gaúcho de futebol, da série amarela, em 1959. Foi presidente, “dono” e tudo o mais que interessasse à vida do Aliança. Por isso, por mérito e justiça, foi guindado ao cargo honorifico de Patrono do Clube.

..........................................

No dia 07 de Julho de 1962, nesta cidade de Santa Rosa, nascia a Associação Profissional do Comércio Varejista de Santa Rosa. A Associação surgiu graças ao empenho e a incansável dedicação dos lojistas de nossa cidade, na época liderados pelos Srs. Francisco José Berta, Geraldo José Bortoli Rigo, que compunham a Comissão Organizadora. Na mesma oportunidade, estes senhores foram aclamados pela Assembléia Geral a compor a diretoria Provisória da Associação Profissional do Comércio Varejista de Santa Rosa, tendo na pessoa do Sr. Francisco Berta o seu 1º Presidente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário