Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

 

ESPORTE CLUBE ALIANÇA

HOMENAGEM A ROMALINO PINTO SILVA


Perdemos hoje(16/08) um amigo, companheiro e grande desportista. Nos deixou hoje Romalino Pinto  Silva. Nestes momentos é difícil escrever algo. Mas, a vida é assim. Basta estarmos vivos e num sopro, pronto, partimos.

Fui saber e buscar um pouco da vida do nosso amigo. Ainda guri, chegou com a família em Santa Rosa, aos cinco anos, quando seu pais aqui se estabeleceram vindo de Santiago, para trabalhar na Comissão de Terras do Estado.

Foi um bom menino, resultado de uma boa educação que os pais lhe deram. Gostava sim de jogar bola, de praticar esportes, mas nunca esqueceu dos estudos, pois sabia ele, o quanto importante isso representaria para sua vida.

Quando chegou o momento de servir o Exército, aprovado em seleção,  ingressou na Escola de Sargentos de Três Corações/MG. Depois de passagens por unidade militar do Rio de Janeiro, foi designado para o 1º RCM, voltando para as raízes, em Santa Rosa, no ano de 1962, já casado, onde aqui nasceram seus filhos.

Além de ser Oficial do Exército, participou intensamente da vida social e esportiva da sua cidade. 

No futebol, atuou, no Juventus AC (onde foi fundador), no EC Aliança e no futsal no Montese.

Transferido para Brasília e posteriormente à Porto Alegre, onde entrou para a Reserva, como Capitão. Pelo trabalho prestado no Exército, recebeu várias condecorações.

Em Santa Rosa, pelos vários serviços prestados, também recebeu várias homenagens, por ter participado ativamente da vida social e política da comunidade.

Os amigos aliancistas, consternados, se solidarizam com a família Pinto Silva, pelo passamento do nosso ex-atleta campeão Romalino. O momento é de dor, mas  a saudade o manterá vivo em nosso coração. Fica na memória a imagem das lindas lembranças e o exemplo de um cidadão que cumpriu com seus deveres. Romalino partiu, mas fica seus ensinamentos, sua alegria, como herança, sua linda trajetória aqui em nosso meio.

 Leia mais sobre de Romalino Pinto  Silva, clicando aqui.


Romalino, com um grupo de ex-atletas do Aliança, sendo homenageados, em 2013.
 Da esquerda para a direita: Neco, Elói Pereira(Taquariano), Vendelino de Barba(Ex-presidente), Wilson Malez(Torcedor), Pedro Paulo Primo Barili, Romalino Pinto
Silva, Raul Meneguini, Juarez da Costa e Genésio Grisoti.


quarta-feira, 4 de agosto de 2021

O EC Aliança consternado, comunica, que nesta terça-feira, três de agosto de 2021, faleceu o Presidente em exercício do Paladino FC, Dr. Paulo Laércio Soares Madeira. O corpo está sendo velado no Crematório Dom José em Santa Rosa. Dr. Paulo foi atleta e dirigente do clube. Os sentimentos dos  aliancistas, a família, aos amigos e aos desportistas da agremiação paladinense.

Dr. Paulo assumiu a presidência do Paladino, logo após a morte de seu presidente Irineu Elias Donini, no dia de de maio de 2021. Duas grande lideranças do Paladino FC perdidas em poucos meses.


O ADEUS A PAULO MADEIRA


(Texto extraído do site da Rádio Fema Educativa de Santa Rosa).


Santa Rosa dá adeus a Paulo Laércio Soares Madeira, uma liderança que, desde que chegou na cidade dedicou-se a movimentos políticos e sociais. O advogado morreu no final da tarde desta terça-feira, 3, em sua residência, aos 82 anos.
Natural de Cruz Alta, onde nasceu em 25 de julho de 1939, ele era casado com a também advogada Nívea Mundstock Madeira, com quem teve três filhos.
Na política, ajudou a fundar o MDB nos anos 70 e mais tarde, o PDT. Pelo MDB, no período da ditadura, foi vereador. Atuou na imprensa como colunista do extinto jornal A SERRA e como radialistas na Rádio Santa Rosa e na então Guaíra AM.
Atuou na Fenasoja, Rotary e, por dois mandatos foi o provedor do hospital de Caridade (Vida & Saúde). Concorreu pelo PDT a prefeito e a vice e candidatou-se por duas oportunidades nos anos 80 para Assembleia Legislativa. A convite do governador eleito Alceu Collares, foi presidente do BADESUL e diretor de Desenvolvimento do Banrisul.
Em 2013 Paulo Madeira recebeu da Câmara Municipal de Vereadores o Título de Cidadão Santa-rosense.

  • Vale salientar que Dr. Paulo, além de ser um grande advogado, fez um trabalho voluntario na comunidade, no campos social e esportivo,  foi músico e um grande sambista de raiz.

----------------------------------------