Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Por Onde Anda?

RAUL MENEGUINI

Raul Meneguini com esposa e netos. Das esquerda para a direita: Lucas, Bianca, Raul Neto, Romeu, Dona Adacila, Cecília.

Nasci em Santa Rosa. Sou filho de Victório Meneguini (já falecido) e de Cristina Meinerz Meneguini. 
APELIDO: Nunca tive apelido, nos campos de futebol me chamavam por Meneguini ou por Raul Meneguini. 
LOCAL DO CASAMENTO, COM QUEM, QUANTOS FILHOS, NETOS, ETC.: Em Santa Rosa, RS, casado com Adacila Tomasi Meneguini, temos três filhas (Adriana, Raquel e Rejane). 
GRAU DE ESCOLARIDADE: Sou Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Jurídicas e Sociais.
COMO FOI A INFÂNCIA (onde, quando). O QUE LEMBRA COM SAUDADE: Na infância, acontecida em Santa Rosa/RS, minha cidade natal e na companhia de meus pais, jogando futebol no campo da Tuna (próximo da cascata do Rio Pessegueirinho) e num campo situado nas proximidades  do curtume de propriedade da família Fenner; pescando no Rio Pessegueirinho (nas proximidades da serraria do meu avô materno Cristóvão Leopoldo Meinerz), assistindo aos treinos e jogos do E. C. Aliança - o goleiro ao início era um paraguaio, baixinho, de nome Rodrigues, substituído pelo legendário Sabiá, o lateral, pela direita, era o Lídio Grings, o zagueiro central era o Neninho Massulini, o centromédio era o Cid, o ponteiro direito era o Romalino Pinto Silva, o meia-direita era o Neco, e, o centroavante era o Penicilina;  aos treinos e jogos  do Paladino F. C.  - o goleiro era o Júlio Andrade, os zagueiros eram o Ernani Kotlinsky e o Darci Zoehler ( Nique), o centromédio era o Nino Capellari, o volante pelo setor esquerdo de campo era o Décio Zoehler, os centroavantes se revezavam entre o Charles Danilo Joner, o Paulo Terra, ou Lauro Fenner,  e o ponta esquerda era Nei Silva que depois foi jogar - fazendo muito sucesso no futebol da 1ª Divisão de Profissionais do RGS - no E. C. Pelotas da cidade Pelotas, RS, e, tal desempenho se confirma na via Internet/Google. “Esporte: Nei Silva virá para o centenário - A direção do Esporte Clube Pelotas já começa a confirmar os nomes dos atletas que marcaram época no Lobão nos 100 anos e que estarão na festa do Centenário no dia 10 deste mês, no Clube Brilhante. No domingo, em Porto Alegre, o goleador Nei Silva, garantiu ao presidente Luís Aleixo que virá com a faixa de tricampeão citadino do cinqüentenário do azul e ouro - 1956, 57 e 58. Além dele, já confirmaram presenças: Flávio Minuano, Ademir Alcântara, Valmir Louruz e Oscar Urruty, entre outros grandes craques de todos os tempos. (Sérgio Cabral)” -  e, aos treinos e jogos do Juventus A. C.  - dos goleiros Paulo Pinto e/ou Paulo Zenni Araújo, dos zagueiros dois irmãos da família Mello, o centroavante era o João Jayme Araújo;  clubes de futebol da cidade de Santa Rosa/RS;   treinos e jogos esses acontecidos no Estádio Municipal situado ao lado do Rio Pessegueiro; tomando banho na barra (encontro das águas dos Rios Pessegueiro com o Pessegueirinho), local próximo ao então Estádio Municipal de Futebol. 

Na minha memória o primeiro fato relacionado com as Copas do Mundo de Futebol, foi com a Copa realizada na Suíça, no ano de 1954, quando, na companhia de meu pai, acorremos ao Estádio Municipal do Pessegueiro, em atenção à notícia divulgada pela nossa então Rádio Sulina que noticiara no decorrer da semana que no domingo haveria serviço de alto-falantes, em cadeia com uma Rádio do Rio de Janeiro (não lembro qual), e, que iriam transmitir o jogo decisivo para as pretensões da seleção brasileira, ou seja, a transmissão do embate entre Brasil x Hungria, e, em tal jogo - com início em horário atípico, pois antecedia ao horário do jogo preliminar marcado entre os aspirantes do Juventus A.C x Paladino F. C. - o resultado de 4x2, para os húngaros, entristeceu a todos que lá acorreram, pois, tal escore, eliminava de vez a nossa seleção canarinho naquela Copa.

Lembro com saudades dos tempos em que estudava no Colégio Santa Rosa de Lima, do time de futebol denominado Cariris (sempre gostei de assistir ou jogar futebol desde tenra idade), da amizade com os colegas estudantes do Colégio Santa Rosa de Lima; fui colega, durante o ensino fundamental e ginasial, do Ademar Antônio Braun, do Jarbas Tonel, do Cleóbis Zenni Araújo, Benaldo Liberali, Amaro Mombach, do Nelson Wildner, Hélio Heimerdinger, Pedro Pereira Acosta, Ari Weber, Pedro Lacus, Luiz Otávio Aciolly, do José Emilio Kruel e Werner Feuerhamel; saudades das aulas proferidas pelos professores Lauro Pedro Lenz e Moacir Schröeder; bons tempos que certamente não voltam mais.
            VIDA ESPORTIVA - ONDE INICIOU, EM QUE CLUBES JOGOU, O QUE RECORDA DESTA FASE: Iniciei jogando nos campos de futebol da várzea pelo Olaria F. C. da Esquina Guia Lopes e no Ipiranga F. C. da Vila Sulina, em ambos, como centroavante; depois joguei pelo E. C. Aliança, clube filiado à Federação Gaúcha de Futebol na categoria/amadores,  jogando inicialmente como centro médio e posteriormente como quarto zagueiro (dos 15 aos 21 anos de idade).



Folha Esportiva - Porto Alegre 30 de janeiro de 1961
Matéria sobre Raul Meneguini



Em 1963 fiz um período de testes no G. E. Aymoré ( foto abaixo)
clube participante da 1.ª Divisão de Profissionais com sede na cidade de São Leopoldo/RS, treinado na ocasião por Carlos Benvenutto Froner, levado por indicação do Alberto Silveira então goleiro do G. E. Aymoré, depois goleiro do Grêmio Porto-alegrense - lá treinando no Estádio Cristo Rei, por um período de 60 dias; lembro ter sido relacionado para o banco de reservas (não fui escalado para jogar),  para um jogo amistoso - naquela época era permitido o chamado banco de reservas somente para jogos amistosos - preparativo para o Campeonato Gaúcho da 1ª divisão de profissionais de 1963,  tal jogo, realizado a noite no Estádio Olímpico,  entre Grêmio x Aymoré (jogar futebol à noite era, para mim, então, uma grande novidade) vencido pelo Grêmio por 3x2, com gols do Ivo Diogo (2) e Vieira para o Grêmio e para o G. E. Aymoré marcados pelo centroavante Uga. 
                                                                              

Ano de 1963, Estádio Cristo Rei, G.E. Aymoré de São Leopoldo-RS. em pé: Raul e André Heinz e agachado Toruca.

Atuei também como jogador de futebol de salão - integrando a equipe do Santos F. C. - nos anos de 1963/1964, clube pelo qual fui campeão em 1963 da Copa Volkswagen; 3.º lugar no ano de 1964, na disputa da Copa Juan Carlos Ceriani (homenagem ao cidadão uruguaio que, em 1934, inventou o futsal), tendo, naquele certame, sido escolhido o craque da 8.ª rodada, recebendo, na ocasião, uma medalha alusiva, tais disputas realizadas na quadra esportiva da Evangélica da Paz, em Santa Rosa, RS.


Pelo E. C. Aliança - clube da cidade de Santa Rosa RS – atuei, ininterruptamente, de 1959 até 1965, onde, no ano de 1959, fui campeão estadual de amadores, série amarela.


No campeonato citadino de 1962 (vencido pelo Paladino F. C.), fui eleito, pela Liga Santa-rosense de Futebol, o melhor atleta do campeonato, tendo recebido uma medalha, alusiva ao fato (guardo-a em meu acervo até hoje), em ato acontecido dentro do gramado do Estádio Municipal Carlos Denardin, lembro tê-la recebido das mãos do então presidente da Liga Santa-rosense de Futebol Sr. Leo Rambo, acompanhado pelo mandatário do Paladino F. C. Sr. Manoel Camilo dos Santos (foto abaixo).

Recebimento de merecida medalha. 





Raul Meneguini ao lado de  Pedro Pereira Costa do
Paladino FC


Tal ato, acontecido logo após o encerramento do jogo entre o E. C. Aliança e o Paladino F.C. (o maior clássico do futebol de campo do município, denominado clássico Al-Pal), jogo vencido pelo Paladino F. C., pelo escore de 2x1, resultado que deu ao arquirrival  o título de bicampeão citadino de 1962; de 1961 até o ano de 1965 fui titular nas equipes do E. C. Aliança na posição de quarto-zagueiro; era o batedor oficial das penalidades máximas nos anos de 1962 até 1965; fui capitão do time no ano de 1962; assim, por 07 (sete) anos consecutivos atuei nos campeonatos citadinos e estaduais disputados pelo E. C. Aliança, sagrando-me campeão nos anos de 1959, 1963, 1965, e, vice-campeão nos anos de 1960 (vencido pelo G. E. Sepé Tiaraju), 1961, 1962 e 1964 (vencidos pelo Paladino F. C.).








Nunca fui expulso de campo, embora a posição de quarto-zagueiro exigisse virilidade; tinha como características de jogo os lançamentos de longa distância e bom domínio de bola, usando tanto o pé direito como o esquerdo, fatores esses alcançados com treinamentos específicos e, também, copiando as características de jogo de atletas da época, com destaque especial às jogadas, ao melhor estilo, praticadas pelo atleta João Alberto Bastos, de apelido Tano e que atuava no E. C. Aliança, como centromédio; nos campeonatos citadinos de 1962, 1963 e 1964, integrei - eleito pela crônica esportiva de Santa Rosa - na posição de quarto-zagueiro, as seleções dos melhores jogadores nos respectivos campeonatos. 


Na época em que joguei (1959 a 1965), alguns dos atletas, principalmente os jogadores oriundos de outras plagas, eram remunerados financeiramente - muito embora inscritos na Federação Gaúcha de Futebol como amadores - caracterizando-se assim como atletas semiprofissionais, porém, ninguém enriquecia financeiramente com o futebol; lembro que o E. C. Aliança auferia suas receitas financeiras, necessárias para a mantença dos custos dos seus atletas, via contribuições espontâneas dos associados, das vendas de ingressos de seus jogos nas bilheterias do Estádio Carlos Denardin e, principalmente, das coimas nos jogos carteados realizados em sua sede social.

Lembro que as equipes de futebol de Santa Rosa, ao início Paladino, Juventus e Aliança, somente passaram a filiar-se a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no ano de 1954, ano em que o E. C. Aliança deu início às conquistas que culminaram com o hexa campeonato citadino alcançado no ano de 1959; no ano de 1959 o E. C. Aliança chegou ao seu ápice em termos de conquistas esportivas, ou seja, foi hexa campeão citadino e também campeão estadual de amadores, série amarela.

 Todos os clubes de futebol santa-rosenses sempre contaram com atletas de outras plagas, visando, com tal filosofia, fortalecer as suas equipes de futebol; Lembro que o maior número de atletas considerados “estrangeiros” deu-se nos anos de 1962 e 1963, sendo que em 1962 coube ao nosso arquirrival Paladino F. C. a maior importação e, na minha visão, a legião de estrangeiros fez com que o clube colorado santa-rosense formasse o melhor elenco de toda a sua história, com uma equipe muito competitiva, tais jogadores eram: Canhete (goleiro, oriundo do Paraguai), Plinio, Sarará, Armando (zagueiros), Carlinhos (centromédio), Vado e Queixinho (atacantes), oriundos de Porto Alegre, RS, e, mais os já anteriormente importados da cidade de São Luiz Gonzaga, RS, tais como o Mineirinho e o Joá (atacantes), e, de Santo Ângelo, RS, o João Adão Mousquer Marques, popular Perigoso (meia-armador); assim na formação do time do Paladino, no ano de 1962, jogavam, como titulares, somente dois santa-rosenses o Pedrinho Acosta e o Lothário Dreher; no ano de 1963, o E. C. Aliança dava o troco – ao adotar a mesma política do clube coirmão Paladino - importando para o seu elenco os seguintes atletas: Canelão, Telê, Ilo Diogo e Cleber, todos de São Borja, RS, (E. C. Internacional e Cruzeiro F. C.), Claudio Mendonça (de Porto Alegre, RS) Juarez da Costa (do Guarani F. C. de Espumoso, RS) e Joãozinho (do Aimoré F. C., de Giruá, RS) que vieram juntar-se ao goleiro Lauro Frainer (oriundo de Guaporé, RS) e, assim o elenco do E. C. Aliança de 1963 passou a contar com 08 (oito) atletas no rol dos considerados “estrangeiros”. 




Esquadrão do EC ALIANÇA Campeão Citadino de 1963, que venceu o GE Sepé Tiaraju por 5 x 0. Em pé: Raul Meneguini, Claudio Mendonça, Lauro Frainer, Luiz Fortes(Gordo), Luís Carlos Alves da Silva(Canelão) e Fridolino Schulz(Penicilina). Agachados: Uca, Joãozinho, Juarez da Costa, Elói Taquariano, Ilo Diogo(Chunga), Cleber e Valter Pereira de Oliveira.

Lembro também que os clubes de futebol de Santa Rosa e cidades vizinhas mantinham 03(três) categorias de atletas, assim distribuídas: Juvenis, Aspirantes e o elenco Principal; todos os atletas tinham fichas de inscrição - obrigatória para assinatura da súmula e adentrar no campo de jogo - na Liga Santa-rosense de Futebol e na Federação Gaúcha de Futebol; assim as jornadas esportivas - sempre realizadas aos domingos - tinham seu início já pela parte da manhã entre as equipes juvenis, e, às tardes eram reservadas para os jogos das categorias de aspirantes e elencos principais.

Muitos dos atletas conseguiram empregos em empresas locais, indicados através de dirigentes ou torcedores dos clubes em que atuavam; foi o que aconteceu comigo quando, em 1959, consegui emprego no escritório de contabilidade de propriedade de Nelson Gomes de Almeida, graças à intermediação de FRANCISCO JOSE BERTA e ANTENOR GRISOTTI, então Presidente e Diretor de Futebol do E. C. Aliança, respectivamente; na verdade os empregadores até relutavam quando das indicações, vez que, naquela época, os jogadores de futebol carregavam a nódoa de sujeitos folgados, daí às dificuldades para as admissões.

Tenho ainda que ressaltar as boas lembranças que guardo de ex-dirigentes, dedicados aos objetivos do E. C. Aliança, ao tempo que lá joguei, tais como dos ex-presidentes Francisco José Berta, Rosalino Vargas, Otto Edvino Haas, Elvino Pessato, Joaquim da Rocha Fagundes, Arnildo Ceno Ulrich, Armindo da Rocha; do ex-diretor de futebol Antenor Grisotti, que também atuava como representante do clube Aliancista junto à imprensa esportiva, pessoa de temperamento alegre, equilibrado, agregador, entusiasta do clube tricolor Santa-rosense e de fácil comunicação com os atletas; do treinador Artur Silva Ribas (Caiera) que me lançou, corajosamente, com 15 anos de idade, (substituindo, em caráter emergencial, ao centromédio titular Tano que estava impedido de jogar), em jogo oficial contra o Oriental F. C., de Três de Maio, realizado no ano de 1959, no estádio do Oriental F. C. - pelo campeonato estadual de amadores.


1959 - Cartas de anúncio do jogo  Aliança de Santa Rosa e Atlético Oberá, realizado em Oberá, Missiones, Argentina, com participação de Raul Meneguini



Lembranças, também às guardo, das fortes rivalidades existentes entre jogadores, dirigentes e torcedores dos 06 (seis) clubes de futebol de campo que disputavam os campeonatos citadinos de Santa Rosa, RS – todos filiados à Federação Gaúcha de Futebol - defensores dos objetivos do E. C. Aliança (Tricolor com suas camisetas nas cores branco, verde e vermelho); do Paladino F. C. (Colorado – camisetas nas cores vermelho e branco), do Juventus A.C. (preponderando o verde e vermelho); do G. E. Sepé Tiaraju (azul e branco); do Juventude F. C. (amarelo e verde); o Bancários A. C. (branco e preto), e que acorriam nas tardes de domingos ao Estádio Municipal, primeiro ao estádio situado às margens dos Rios Pessegueiro e Pessegueirinho (até o ano de 1954); em 1955 e 1956 ao Campo de futebol do 19º Regimento de Cavalaria Motorizado ( no mesmo local onde ainda hoje se encontra),  e, a partir do ano de 1957, ao Estádio Municipal Carlos Denardin;  tais estádios geralmente ficavam totalmente lotados, principalmente quando se defrontavam os dois clubes de maior rivalidade e torcida da cidade, ou seja, entre o E. C. Aliança e o Paladino F. C. – o clássico denominado de Al-Pal, e, a rivalidade era de tamanha dimensão que era inconcebível que os atletas - principalmente os da dupla Al-Pal – nas horas de folga pudessem andar juntos sob pena de se lançar a nódoa da extrema suspeição e o imediato enquadramento como atletas inconfiáveis aos interesses dos seus clubes.

Guardo, em minha memória dois fatos marcantes ligados ao já então veterano e lendário zagueiro central Décio Zoehler: o primeiro fato por ter com ele formado a dupla de zaga do E. C. Aliança no ano 1961; o segundo fato por ter presenciado, no mesmo ano de 1961, a sua despedida dos campos de futebol, fato esse acontecido em jogo realizado na cidade de Espumoso/RS, onde vencemos, por 2x1, o Guarani F. C.; o Décio (de apelido Ganso) era um zagueiro central que jogava com virilidade e ao mesmo tempo com muita técnica, cidadão de bom caráter, simples, orientador, amigão, gozador e irreverente, tendo retornado aos estádios de futebol em 1963, como treinador do E. C. Aliança, colaborando, gratuitamente, com seus conhecimentos, na conquista do campeonato citadino daquele ano.

Guardo também com emoção e orgulho o fato de ter disputado no ano de 1959, com 15 anos de idade, a titularidade no já então respeitado time do E. C. Aliança, jogando entre atletas já mais rodados ou experimentados nos campos de futebol, tais como: Fredolino Schultz (Penicilina), Alceu Mallmann, João Alberto Bastos (Tano), Guido Fischer, Décio Zöehler (Ganso), Darci Zöehler (Nique), Eloi Vicente Pereira (Taquariano), Derly Teixeira (Tartaruga), Décio Nascimento (Decinho), Walter Wienandts, do goleiro Nolly Valle de Oliveira (Sabiá), Pedro Dias (Mulita), Lair Perini (Tatuzinho), Rosalino Rigo (Pinga), Pedro Paulo Primo Barili, Rubens Maicá e outros.

E, na minha modesta opinião, elejo como o maior e melhor plantel que o E. C. Aliança teve, ao longo da sua história, o formado no ano de 1959, reunindo atletas de invejáveis qualidades técnicas e físicas; naquele ano de 1959 o elenco Aliancista reunia os seguintes atletas: Goleiros:  Nolly Valle de Oliveira – o Sabiá (titular) e os reservas: Ubirajara de Oliveira (Bira), Raul Bolacha e Edmundo Gund;  Zagueiros pela direita:  Décio Zöehler (titular) e o seu reserva o Nestor Wagner;   Zagueiros pela esquerda: Darci Zöehler - Nique (titular)) e como reserva o Rubens Maicá;  Laterais pela direita;  Derly Teixeira (titular) e como reservas Rosalino Rigo (Pinga), Ivanir Taffarel e o Walter Pereira Oliveira (Taquariano); Centro-médios:  João Alberto Bastos - o Tano (titular) e como seu reserva Raul Meneguini;  Volante-lado esquerdo:  Guido Fischer (titular) e o seu reserva o Becler Wandscheer (Pinduca);  Ponteiros pela direita: o Eloi Vicente Pereira - Taquariano (titular) e o seu reserva o Luiz Mazzocco (Miquim);  Meias – direitas:  Pedro Dias (Mulita) e o Décio Nascimento (Décinho);  Centro-avantes:  Fredolino Schultz - Penicilina (titular) e o seu reserva  Pedro Paulo Primo Barili;  Meias-esquerdas:  Alceu Mallmann (titular) e o seu reserva Jarbas Tonel e na Ponta esquerda:  Walter Wienandts (titular) e seus reservas  Lair Perini (Tatuzinho) e o Burrinho.  Por dever de justiça reconheço afirmando que o melhor elenco - constituído de jogadores também de alta qualidade técnica e física - que enfrentei nos campeonatos citadinos de Santa Rosa/RS, estava no plantel do Paladino F. C. no ano de 1962.

Plantel de Jogadores do E.C Aliança, antes de um treino no Carlos Denardin no ano de 1959. Com este plantel sagrou-se Campeão Estadual de Amadores no mesmo ano.
Da esquerda para direita: Victorio 
Meneguini (tesoureiro), Eloi Pereira (Taquariano), Raul Meneguini, Adão, Edmundo Gund, Guido Fischer, Alberto Bastos (Tano), Bira, David SchitlerMenzelDerli Teixeira, Pedro Dias(Mulita), Lelias Chunha, Ribeiro, Antenor Grizotti (Diretor de Futebol), Arthur Silva Ribas (Caieira-Técnico). Sentados: Rubilar, Tatuzinho, Prof. Rubens MaicáBecler Wandscheer (Pinduca), Lückhemeier, Jarbas Tonel, Jurach, Luiz Mazzoco (Miquim), Ivanir Taffarel, Darci e Penicilina. Não estão na foto, mas que faziam parte do plantel: Decio Zohler, Darci Zohler (Nique), Nolly Valle de Oliveira (Sabiá), Alceu Mallmann, Valter Wienandts e  Pedro Primo Paulo Barili.




Orientado pelos meus pais, nunca deixei de estudar e trabalhar ao tempo que joguei futebol (1959 a 1965), muito embora a minha preferência pelo futebol.  Na época em que defendi o E. C. Aliança os jogos, amistosos ou oficiais, eram realizados aos domingos – e, os treinamentos das equipes aconteciam geralmente nas tardes das 3.ªs e 5.ªs feiras, utilizando-se os estádios do 19º Regimento de Cavalaria Motorizada e/ou o Estádio Municipal Carlos Denardin; para os treinamentos e visando não prejudicar-me nos compromissos paralelos ao futebol (estudo e trabalho), a direção do E. C. Aliança colocava à minha disposição os serviços de táxi de propriedade do Sr. Albino Zorzan e/ou do Sr. Valentim Antônio Maschio, fazendo com que dessa forma eu pudesse cumprir com os diversos horários então comprometidos (futebol, estudo e trabalho); bom frisar que na época em que atuei o jogador de futebol não era legalmente reconhecido como trabalhador, aliás, diga-se de passagem, em alguns dos segmentos da sociedade, eram até pejorativamente conceituados como vadios, sem profissão, etc., em flagrante contraste aos que se apresentam nos dias de hoje, legalmente reconhecidos - profissão regulamentada - e, pela grande maioria da sociedade, aceitos como trabalhadores.

De 1959 a 1960 atuei no E. C. Aliança na posição de centromédio e era o reserva imediato do titular João Alberto Bastos (Tano);




De 1961 a 1965 atuei como quarto-zagueiro titular na equipe do E. C. Aliança, fazendo dupla de área com: Décio Zöehler (1961); com João Carlos Duarte (1961/1962 - atleta oriundo do Quaraí F. C., da cidade de Quaraí, RS); com o Fredolino Schultz de apelido Penicilina (1963); com Luiz C. A. da Silva, de apelido Canelão (1964) e, com Eduardo Luiz Donini, de apelido Toco (1965).

                                            Fredolino Schulz (Penicilina) e Raul Meneguini.



No período de 1954 até 1965, as equipes se apresentavam assim distribuídas em campo: ao início no esquema 2-3-5 (dois zagueiros, três na linha intermediária, formada por um lateral pela direita, o centromédio e o volante pela esquerda, e, a linha atacante com cinco atacantes: ponta direita, meia-direita, centroavante, meia-esquerda e ponta esquerda); depois no esquema 4-2-4 (a zaga, com quatro jogadores, formada pelo lateral direito, zagueiro central, quarto-zagueiro e lateral esquerdo, o meio de campo, com dois atletas, formava com o centromédio e um dos seus meias-atacantes, e a linha atacante formava pelos ponteiros pela direita e esquerda, um meia-atacante e o centroavante; e, finalmente no esquema 4-3-3 - a defesa, com quatro jogadores, formada pelo lateral direito, zagueiro central, quarto-zagueiro e lateral esquerdo - o meio de campo, com três jogadores, formava pelo centromédio, um dos meias-atacantes e um ponteiro recuado e que podia alternar-se dependendo de como se apresentava o ponteiro adversário (velocista);  e, a linha atacante formada com três atacantes: por um dos ponteiros, um meia-atacante e o centroavante.

Lembro que o local preferido das diretorias do E. C. Aliança para as concentrações dos jogadores era no antigo Hotel Brasil, localizado na Avenida Dr. João Dahne, esquina com a Rua Dr. Francisco Timm, e, os concentrados geralmente eram somente os jogadores solteiros.



 Local: Praça da Independência, ano 1961, aparecem na foto: Áureo Machado(Torcedor), Neri Cappellari, Luiz Gortes(Gordo), Dirceu Torres(Torcedor), Pedro Dias(Mulita), Antenor Grisotti(Diretor de Futebol) e sentados Walter Wienandts e Raul Meneguini.

 Ao tempo que lá joguei (1959 a 1965), o E. C. Aliança  tinha como sua Sede Social nos seguintes endereços: Inicialmente, em prédio locado, na  Av. Dr. João Dahne, esquina com Av. Borges de Medeiros (local onde hoje estabelecida a empresa Policlínica Santa Rosa), depois, em prédio também locado, situado à Rua Dr. Francisco Timm (ao lado onde hoje localizado um depósito de propriedade/sede da empresa denominada Chafariz) e, por último em prédio próprio situado à rua Fernando Ferrari esquina com a Av. Rio Grande do Sul, defronte a Praça Alemã,  (local onde hoje estabelecida a empresa denominada Imecom). 


   Foto da sede do E. C. Aliança, ano de 1965.


Lembro que o E. C. Aliança, através da sua diretoria e capitaneada pelos empresários Fredolino Steffen, Arnildo Ceno Ulrich, Francisco José Berta, Leonisio Grando, Antenor Grisotti e outros, adquiriu, em 1964, um prédio de alvenaria localizado à Rua Fernando Ferrari, esquina com a Av. Rio Grande do Sul, defronte a Praça Alemã (onde hoje localizado o prédio sede da empresa IMECOM), cujo prédio serviu de sede do Clube tricolor até ser destruído, por incêndio, em 1974, fato que muito nos entristeceu porque juntos foram queimados um sem número de troféus, fotos dos times, etc., enfim, tudo àquilo que era de mais valioso e caro para nós Aliancistas de coração; lembro também que tal aquisição da Sede própria forçou a Diretoria do Clube na ação imediata de contenção dos gastos para a mantença de jogadores importantes para a equipe e que, já então, haviam muito nos ajudado na conquista do campeonato citadino do ano de 1963; dita contenção, nos gastos do Clube, determinou nas dispensas dos atletas: Lauro Frainer (Goleiro), Cláudio Mendonça (Centromédio), Joãozinho (Ponta direita), Ilo Diogo (Meia-ponta de lança, irmão de Ivo Diogo), Luiz Fortes Rodrigues (Gordo – centroavante), e Cleber (meia-esquerda, articulador), consequentemente, o grande time da conquista do campeonato citadino de 1963 (foto abaixo) foi quase que totalmente renovado, substituídos por atletas recém vindos da categoria de base, fato esse que também contribuiu na perda do campeonato citadino de 1964, conquistado pelo arquirrival Paladino F. C.


Guardo também com muito orgulho e honra 06 (seis) acontecimentos que me proporcionaram muita honra e satisfação:

 a) Ser requisitado pela direção técnica do Paladino F. C. - clube arquirrival do E. C. Aliança - no ano de 1962 para atuar com a camisa colorada em jogo amistoso contra o Esporte Clube São José, o Zequinha de Porto Alegre, clube que disputava o campeonato estadual da 1ª Divisão de Profissionais do Estado; lembro que o E. C. São José trouxe em sua delegação o meia-esquerda Ênio Andrade, já em fim de carreira como jogador e naquele jogo acumulando a função de técnico, e, o lateral Gilberto Tim; o Estádio Carlos Denardin, palco do dito jogo, ficou totalmente lotado, inclusive com visitantes argentinos, vez que o Ênio Andrade já era famoso internacionalmente como CAMPEÃO pela Seleção Brasileira (representada por jogadores gaúchos) no Pan Americano realizado no México no ano de 1956, e, também, por ter jogado no grande time da Sociedade Esportiva Palmeiras de São Paulo (época em que o maior clássico paulista era jogado entre Santos F. C. do Rei Pelé e a S. E. Palmeiras dos jogadores gaúchos Valdir Morais (goleiro), Ênio Andrade (meia-esquerda) e Chinesinho ( meia esquerda ou ponta esquerda ).


 b) Ser  convocado no ano de 1963 para integrar a seleção Santa-rosense de futebol para disputar um jogo amistoso contra o Elite Clube Desportivo da cidade de Santo Ângelo RS, no Estádio Municipal Carlos Denardin, dentro da programação alusiva ao denominado Festival Esportivo das Exposições ocasião em que o Conselho Municipal de Desenvolvimento patrocinou a vinda daquele esquadrão que ostentava o título de Campeão Profissional da Zona 2.

Jornal A Serra 08/12/1963


c) Ser requisitado, no ano de 1965, pela direção técnica do Juventude F. C. do Bairro de Cruzeiro, para atuar com a camisa verde-amarela em jogo amistoso contra o E. C. Cruzeiro de Porto Alegre; tal jogo, realizado no Estádio Carlos Denardin, com conotação festiva, vez que no E. C. Cruzeiro estava jogando o nosso conterrâneo Jarbas Tonel.




d) Ser distinguido, no ano de 2005, como depositário de documentos pertencentes ao acervo do E. C. Aliança, incumbência essa recebida das mãos do Sr. Nilton Antônio de Souza, ex-presidente do Clube, tais como: a Bandeira do Clube, um fichário contendo diversas fichas de inscrições de atletas do E. C. Aliança junto à Federação Gaúcha de Futebol; tais documentos ensejaram-me pesquisar sobre as identificações dos jogadores do Clube, possibilitando-me fazer a inserção, neste documentário, dos nomes completos dos atletas, vez que em tais fichas constam todos os dados pessoais dos inscritos.

 

 Ficha de inscrição do atleta Fredolino Schulz, o Pinicilina, na Federação Riograndense  de Futebol(hoje Federação Gaúcha de Futebol).


Bandeira Oficial do Esporte Clube Aliança

e) Ser homenageado pela diretoria do Paladino F. C., clube arquirrival do E. C. Aliança, no transcorrer das festividades comemorativas dos 65 anos de sua fundação, fato esse acontecido no ano de 2011, em sua Sede Social localizada à Rua Santa Rosa (prédio próprio), tendo, na ocasião, sido distinguido com a Comenda de Mérito Desportivo.

                  Charles Joner, Raul Meneguini, Paulo Laércio Soares Madeira e Antílio Fagundes. 

f) Participar, como homenageado - na condição de ex-atleta do E. C. Aliança – em promoção denominada “Noite da História e Memória do Futebol de Santa Rosa“ evento de iniciativa do Poder Público Municipal, via Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizada em 08 de novembro de 2013, ocasião em que foram homenageados atletas e personagens que atuaram no futebol santa-rosense desde o ano de 1946, reunindo, aproximadamente, 300 (trezentos) homenageados, fato esse acontecido nas dependências do Restaurante Ponto Dez, situado na Avenida América, ou seja, na mesma avenida que desde o ano de 1957 leva ao endereço de nosso inesquecível Estádio Municipal Carlos Denardin (foto abaixo).

 Da esquerda para a direita: Neco, Eloi Pereira(Taquariano), Vendelino de Barba(Ex-presidente), Wilson Malez(Torcedor), Pedro Paulo Primo Barili, Romalino Pinto e Silva, Raul Meneguini, Juarez da Costa e Genésio Grisoti.
                
 Lembro também dos atos formais de inauguração dos vestiários com túnel de acesso ao gramado do Estádio Carlos Denardin; tais atos acontecidos em dezembro de 1962 quando de um jogo amistoso entre a Seleção de Santa Rosa x Seleção de Cruz Alta - era, para a época, novidade ingressar no campo de jogo via túnel fato que nos deixou orgulhosos, mas, um pouco apreensivos; na ocasião da inauguração lembro que usou da palavra o homenageado Sr. Joaquim da Rocha Fagundes, vez que, dito vestiário (até hoje utilizado) levou o seu nome (Foto abaixo).


            Por dever de justiça registro os nomes dos treinadores que ao tempo que atuei me orientaram disciplinando-me como atleta e cidadão: Arthur Silva Ribas, de apelido Caiera ( 1959/1961, e, em 1965);  Domingos Calza e Luiz Meneghel (1962), Carlos Benvenutto Froner e Decio Zöehler (1963),  Zé da Cruz (1964); na mesma esteira enaltecer o trabalho dos massagistas: Foguinho (1959), Átila Weber (1960) e Luiz Dantas, de apelido  Surdo (1961/1965).

            Da imprensa, falada e escrita, representada, naquele período, pela Rádio Sulina (Ed. Bozzeto, na Av. Rio Branco) e pelo jornal A Serra (prédio do Sr. Vicente Zoehler, na Av. Dr. João Dahne); dos cronistas esportivos - narradores, comentaristas, repórteres de campo e colunistas - João Jayme Araújo, João Carlos Bircke, Paulo Régis, Pedro Paulo Primo Barili, Antenor Grisotti, Er Mussi Andrade, Antônio Carlos Borges, Erni Friedrichs, Milton Eugenio Rauber, Alceu Medeiros, Valdomiro Lyra, Pedro Comarú e Nestor Peroty.


O Presidente do Aliança Senhor Antenor Grizzotti, no gramado do Estádio Carlos Denardin, discursa, entre, a sua direita, o Presidente do Internacional Arthur Dallegrave e Severino Grechi e outros dirigentes e a sua esquerda o Diretor Rafael Strouggo, antes do jogo festivo entre o E. C. Aliança e o clube colorado da capital.


            Do quadro de árbitros da Liga Santa-rosense de Futebol, no período de 1959 a 1965, que contava com Júlio Nunes, Luiz Floriano Meneghel, Romalino Pinto Silva, Juan Eduardo Hess, Pedro Bertuol, Juarez dos Santos, Aristides Gomes, Paulo Barcellos , Valentim Antônio Maschio, Major Sobrinho.

    Em meados do ano de 1965 (com 21 anos de idade), a contra gosto, encerrei as atividades como jogador de futebol inscrito na Federação Gaúcha de Futebol; tal atitude inclinada pela abertura de um escritório de contabilidade, transferindo-me para a cidade de Porto Lucena, RS. 
CLUBE(s) PELO QUAL TORCE: Sou torcedor do Juventus A. C. de Santa Rosa e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 
MANTÉM ATIVIDADE RELACIONADA COM O ESPORTE? Mantenho encontros semanais com ex-atletas de futebol de campo aqui em Santa Rosa para propiciar o salutar diálogo sobre o futebol atual e também para relembrar os fatos esportivos vividos no passado, narrados na linguagem dos boleiros, e, teimosamente, ainda jogando para manter a cisma de jogador de futebol, em ritmo ao que me é permitido pela faixa etária de idade, em quadra de futebol sete, nas 2.ªs feiras (piso com grama sintética, situado ao lado da RS 344) e, nas 5.ªs feiras (campo com piso em gramado natural, situado às margens do Rio Pessegueirinho, em área da CORSAN).

Em 2011-  Raul Meneguini no Estádio Carlos Denardin.
Anualmente, em janeiro ou fevereiro, tenho reencontrado, na Praia de Atlântida, Rainha do Mar e na cidade de Osório, RS, o Guido Fischer (Volante - pelo lado esquerdo do campo) e o Walter Wienandts (Ponta esquerda), dois ex-atletas que em muito contribuíram para as conquistas do E. C. Aliança, e, que também enseja oportunidade para relembrarmos fatos acontecidos/vividos no Tricolor Santa-rosense. 

JÁ FOI TREINADOR, DIRIGENTE OU ALGO SIMILAR? Não, mas entusiasta do futebol acompanho os jogos, principalmente os que envolvem a dupla Gre-Nal, via rádio e TV; aprecio escutar, diariamente, o programa de debates esportivos Sala de Redação, na Rádio Gaúcha.


Equipe do E. C. Aliança que disputou o campeonato em 1962- Em pé´: Raul Meneguini, Lauro Frainer, Pedro Dias (Mulita) João Manoel Lopes (Jambalaia), Valdir Lima, João Carlos Duarte, Valter Pereira Oliveira (Taquariano), e Edmundo  Gund. Agachados: Luiz Fortes Rodrigues (Gordo), Elói Pereira (Taquariano), Fredolino Schulz (Penicilina), Neri Cappellari e Valter Wienandts.

O QUE FAZ ATUALMENTE? Como atividade profissional, mantenho meu escritório de advocacia, e, como entretenimento, também confraternizo com ex-atletas, ex-dirigentes e torcedores que participaram do futebol de campo acontecido em Santa Rosa, RS (fotos abaixo); continuo residindo em Santa Rosa, RS. 


Lair Perini(Tatuzinho), Raul Meneguini, Juarez da Costa  e Lothário Dreher. 
 Local: Restaurante O Porão em Cruz Alta de Propriedade de Lothário Dreher em 10 de agosto de 2011.

Irineu Donini (Presidente do Paladino FC), Atanagildo Germano Rorato (Delegado Representante da F.G.F. de 1988 até 2014) e Lourival Mussi de Andrade (Ex-atleta do Paladino FC), na sede do E. C. Aliança, em Santa Rosa, no ano de 2012.

Em 2000 - Genésio Grisotti, Antenor Grisotti, Luiz Carlos Alves da Silva (Canelão), Pedro Primo Paulo Barili, Victório Meneguini e Juarez da Costa.

Em 2012 - Raul Meneguini e Antenor Grisotti .

Fevereiro de 2011 - Local Atlântida, Xangri-Lá, RS, aparecem: Guido Fischer, Walter Wienandts e Raul Meneguini.

17/09/2010  - Local: Sede do E. C. Aliança, aparecem: Irineu Donini (Presidente do Paladino F. C.), Dr. Paulo L. S. Madeira (Presidente do Conselho Deliberativo do Paladino F. C.), José Carlos Rodrigues (ex-atleta do E. C. Aliança - apelido Elite).

2005 - Décio Zoehler (Ganso) e  Elói Vicente Pereira (Taquariano).
(Ex-atletas do E. C. Aliança)

2005 - Décio Zoehler, Raul Meneguini e Juarez da Costa (ex-atletas do E.C. Aliança)

Junho de 2010 - Irineu Donini, Valdemar Zenni (Ex-Presidente do Paladino F. C.) e Humberto Reinehr (ex-atleta e torcedor do E. C. Aliança)

2005 - Décio Zoehler e Raul Meneguini (ex-atletas do E. C. Aliança).

10 de agosto de 2004 - Lauro Frainer e Genésio Grisotti (ex-atletas do E.C. Aliança).

Em 2005 - Décio Zoehler, Elói Vicente Pereira (Taquariano) e Juarez da Costa.


Em: 2004 - Décio Zoehler e Lauro Frainer (ex-atletas do E. C. Aliança)

Em 2006 - Décio  Zoehler, Valdemar Zenni, Nelci Dani e Wily Gonçalves Dias (ex-atleta do Juventus A.C. , E. C. Aliança e Juventude F.C. e ex-presidente do Dínamo F. C. (1989) e Juventus A. C. (1997 e 1999).

2005 - Raul Meneguini, Eloi Taquariano e Juarez da Costa (ex-atletas do E.C.
Aliança).

Em 2008 - Valdemar Zenni e Decio Zoehler.

17/09/2010  - Irineu Donini, Dr. Paulo L. S. Madeira e Raul Meneguini.

22/07/2011 - Arlindo Bergmann (Neco), Irineu Donini e José Carlos Rodrigues (Elite).


Encontro ex-atletas do E.C. Aliança, na Praia de Atlântida - Xangri-lá, em 27/01/2012.  Guido Fischer (sentado), Walter Wienandts  e Raul Meneguini.

10 de agosto de 2004 - Lauro Frainer e Raul Meneguini (ex-atletas do E. C. Aliança )

Agosto de 2004 - Genésio Grisotti e Raul Meneguini (Ex-Atletas do E.C. Aliança).

2004 - Décio Zoehler e Raul Meneguini.

2004 - Raul Meneguini e Lauro Frainer.


Reencontro de ex-atletas do E. C. Aliança
Da esq. para direita:
Raul Meneguini, Walter Wienandts e Guido Fischer
Ano de 2013 - Local Praia de Atlântida
.


 Dia 07 de outubro de 2017, sede do E. C . Aliança, encontro entre os ex-atletas Raul Meneguini e  Valter  Wienandts e esposa Vera.






          Dia 15 de março de 2019, encontro dos ex-atletas Raul Meneguini e Alceu Mallmann na sede do E. C. Aliança.


.




Raul Meneguini - Diploma de Sócio Honorário - Honraria recebida do Paladino Futebol Clube - eterno Rival do Aliança.  Mas como Raul sempre fala: adversários sim, inimigos jamais. 
Discurso que Raul Meneguini  que fiz quando da outorga que o Paladino , via Paulo Madeira e Irineu Donini , o homenageou. (|Abaixo).






"Ao amigo e companheiro Raul Meneguini.
Um dia nos perguntaram; quanto vale um amigo? Respondemos; não soubemos, os que nós temos ganhamos.
Você faz parte de nossas vidas e das nossas histórias.
É UM PRIVILÉGIO TERMOS VOCÊ, PARA COMPARTILHAR MOMENTOS INESQUECÍVEIS!"

ASSOCIAÇÃO MASTER'S VELHA GUARDA 
DE SANTA ROSA

Sensibilizado pela homenagem, Raul com o troféu recebido em mãos, ladeado pelos amigos a esquerda João Morgenstern e a direita Arlindo Morgenstern (Zé Gago) ambos da diretoria da Associação.


Atenção: Clique sobre as fotos para ampliar.

 “discurso “ que fiz quando da outorga que o Paladino , via Paulo Madeira e Irineu Donini , me homenageou, naquele discurso penso que o seu conteúdo engrandece a instituição do outorgante Paladino, assim sendo coloco tal 
Discurso à disposição para inserirmos no meu Por Onde Anda mais precisamente logo abaixo do Diploma ….
Abraço

3 comentários:

  1. Linda recordações! Meu pai era o goleiro reserva, bira oliveira. Infelizmente o câncer o levou em 2019. Sempre lembrava com muito carinho de todos.

    ResponderExcluir
  2. Recebi com profundo sentimento de pesar a noticia do falecimento do Ubirajara Antonio Meneguel Oliveira, amigo e ex-companheiro no elenco do EC Aliança no ano de 1959, ano em que juntos ajudamos na conquistar do Campeonato Estadual de Amadores do Estado do Rio Grande do Sul, Série Amarela.

    ResponderExcluir
  3. Estamos elaborando matéria sobre o histórico de seu pai para ser publicado no blog, como forma de homenageá-lo. Por outro lado, gostaríamos de ter contato consigo Alessandra, para nos fornecer subsídios para a matéria. O contato pode ser com Raul Meneguini pelo e-mail: meneguiniraul59@hotmail.com e/ou com Atanagildo G. Rorato pelo e-mail: ag.rorato@terra.com.br. Ficaríamos imensamente gratos.

    ResponderExcluir