Fundado em 17 de julho de 1952 - Orgulho do Futebol de Santa Rosa/RS - Hexa Campeão de futebol de Santa Rosa: 1954/1955/1956/1957/1958 e 1959 - Campeão Citadino de 1963/1965/1968 e 1969 - Campeão Estadual de Amadores do Rio Grande do Sul/Série Amarela em 1959 e Vice-Campeão Estadual de Amadores em 1969.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Homenagem

AO AMIGO ALCEU!

Por Raul Meneguini



A perda de Alceu Ambros Mallmann me trouxe  lembranças dos belos tempos em que juntos convivemos no futebol. Então, em gratidão ao amigo, resolvi escrever a mensagem abaixo, logo após o seu falecimento, publicada por mim, no Programa Ponto e Contra Ponto, do jornalista Jairo Borges Madril, na Rádio Noroeste de Santa Rosa/RS.

Logo abaixo, seguem três fotos em que me foi enviada pelo Alceu em 14 de maio de 2009.


Segue o texto:

"As minhas primeiras palavras são de sentimentos de pesar pelo falecimento do Alceu Ambros Mallmann, meu amigo e ex-companheiros no E. C. Aliança. A família aliancista está de luto pela perda de seu ex-atleta. Registro também, os votos de pesar a todos os familiares do Alceu, em especial ao querido amigo o Sérgio Ambros Mallmann.
Em atenção ao que o ilustre jornalista Jairo Borges Madril propõe, em homenagem póstuma pelo falecimento do Alceu, recolhi alguns dados da trajetória como atleta, como seguem:
Conheci o Alceu vendo jogar no E. C. Aliança nos anos de 1955 até 1958 e jogando com ele mesmo no clube nos anos de 1959 e 1960. Cidadão de bom caráter, simples, orientador, amigão. 
O Alceu jogava como atacante, na posição de meia-esquerda e as suas características de jogo tinham como ponto forte a sua alta velocidade acrescentando-se a isso o seu chute de muita potencia, era ambidestro e não precisava de muito espaço físico para o arremesso da bola contra o gol adversário.   
Teve também uma passagem de sucesso como artilheiro no Elite C.D.  de Santo Ângelo/RS., clube que disputava o Campeonato da 2 ª  Divisão de Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, lá jogando e sendo campeão citadino de 1953 e 1954.
Alceu jogando pelo E.C. Aliança foi campeão citadino nos anos de 1955, 1956, 1957 1958 e 1959, quando, neste ano de 1959, também integrou o time que sagrou-se Campeão Estadual de Amadores, Série Amarela. Em 1958 ajudou o Aliança na conquista do vice-campeonato estadual de amadores perdendo para o esquadrão do Quaraí F.C., em 03 jogos memoráveis com vitoria do Aliança no Estadio Carlos Denardin, com derrota na cidade de Quaraí, o que forçou um jogo estra que foi disputado no Estádio do Rio-grandense  na cidade de Santa Maria/RS. 
O Alceu, em todos os certames disputados pelo E.C. Aliança, na maioria das vezes dividiu a artilharia com seu então companheiro de ataque o centro-avante Fredolino Schultz de apelido Penicilina.
O E. C. Aliança foi fundado em 1952, sempre teve em seu elenco grandes duplas de atacantes e já no seu primeiro titulo de campeão citadino ocorrido em 1954 e que tinha em sua linha de atacante Romalino Pinto Silva, Adãozinho Oliveira, Penicilina, Neco e Rubens Maicá, onde se destacava a duplas de atacantes formada pelos jogadores Penicilina e Neco. Entretanto,de 1955 até 1959,  imperou a dupla formada pelo Penicilina e o Alceu, e de 1960 até 1965 era formada pela dupla de atacantes Luiz Fortes(Gordo) e Ilo Diogo(Chunga), mas a de todos os tempos, indubitavelmente, a melhor dupla foi formadas pelos atletas Penicilina e Alceu.
O Alceu, quando em 1960  se machucou, foi substituído no E. C. Aliança pelo nosso inesquecível ponta de lança Pedro Jarbas Tonel.

Para melhor ilustrar as atuações do Alceu no E.C. Aliança temos, alguns dos jogos inesquecíveis com gols do Alceu:

Outubro de 1956, vitoria do E. C. Aliança por 3x2, jogando no Estádio do Quartel   contra o Guarany de Cruz Alta - o Alceu marcou dois gols.
24 de maio  de 1959 - jogo na cidade de Oberá, Missiones, Argentina, entre Clube Atlético Olímpia x E.C. Aliança - empate em 3 gols - Alceu marcou os três gols.
25 de maio de 1959 - jogo na cidade de Oberá, Missiones, Argentina, entre Clube Atlético Oberá x E. C. Aliança - vitória do Aliança por 5x4, com um gol de Alceu.
julho de 1958 - Jogo no Estádio Carlos Denardin, entre E. C. Aliança x Quaraí F.C. de Quaraí - pelo Campeonato Estadual de Amadores - vitória do Aliança pelo escore de 7x5, com 04 gols de Alceu.
Por dever de justiça, deveria ainda m ais me alongar nos feitos do Alceu, futebolisticamente falando, porém, daí teria que propor  outro espaço de tempo vez que certamente teríamos que acrescentar muitos outros fatos protagonizados pelo Alceu."

Para finalizar, em 2009, recebi correspondência do Alceu, de Meia Praia, Santa Catarina, me relatando de sua vida por lá e de seus familiares . Todos bem, graças a Deus. Na oportunidade, me enviou as duas fotos abaixo. Disse que havia mais, que provavelmente seria em duplicidades com as que já possuo em meu arquivo. Em 2019, recebi em minha casa a ilustre visita do Alceu, onde rememoramos belas histórias que juntos convivemos, principalmente no futebol.  Agora, só nos resta a saudade e as boas lembranças de um grande cidadão, que deixou um legado para a cidade de Santa Rosa e a  seus filhos, que devem se orgulhar de ter o Alceu e a Mariazinha como seus pais.

Entrevista de Raul Meneguini e Alceu Mallmann,  à Rádio Noroeste:





Abaixo, as fotos:                                                                                                                                                                       



Jogo E. C.Aliança x Oriental F. C. de Três de Maio -disputado no campo do 19.º RCMEC (mesmo local onde atualmente ainda se encontra) - no lance o Alceu em disputa da posse da pelota tendo pela frente o goleiro e o zagueiro do Oriental - jogo realizado no ano de 1956.




Jogo E. C.Aliança x Oriental F. C. de Três de Maio - lance de ataque do Oriental aparecendo na disputa o zagueiro Décio Zoehler com o atacante de apelido Venenoso, ao fundo o jogador Tatata do Oriental.



Foto abaixo do arquivo de Raul Meneguini:
 Em 15/03/2019 -  na sede do E. C. Aliança, vendo-se os ex-atletas Alceu Ambros Mallmann e Raul Meneguini.



Abaixo: De lavra do Alceu endereçada para Raul em 14 de maio de 2009 onde dentre outras estava me enviando fotos acima.







Abaixo: 
Cópia da homenagem do E. C. Aliança - ao seu ex-atleta Alceu feita na Rádio Noroeste em abril de 2020.





Nenhum comentário:

Postar um comentário